Como está sua capacidade para conduzir a empresa? Faça o teste.
1 de setembro de 2015


Já ouviu falar em Mapa de Competências? É um sistema de avaliação de habilidades, desenvolvido pelo Sebrae, que ajuda o empresário a desenvolver programas de treinamentos focados nas aptidões que os colaboradores precisam efetivamente aprimorar. O Mapa é dividido em três etapas de domínio: básico, intermediário e avançado, para a avaliação de 22 competências. Que tal fazer o teste agora? Cole este link http://goo.gl/Q5dU9V em seu navegador e imprima o seu Mapa.

Para fazer o teste, escolha uma das competências e marque com um “x” o ponto referente ao tipo de domínio que você tem em relação à habilidade escolhida (básico, intermediário ou avançado). Por exemplo: na competência “Liderança”, se você acha que tem algumas dificuldades nesta competência e precisa conhecer muito mais sobre ela, deve marcar o ponto que está no círculo amarelo, ou seja, “Domínio Básico”. Ao contrário, se você acredita que é um bom líder, mas que ainda pode melhorar um pouco, você deve marcar o “Domínio Intermediário”, que está no penúltimo círculo no sentido para fora.

Depois que você avaliar cada competência é o momento de ligar os pontos marcados. Quando chegar ao último ponto você terá uma figura no formato parecido ao de uma estrela de múltiplas pontas. Se no seu Mapa o desenho está tendendo para o círculo de fora, nas competências que estão na categoria Técnica, significa que você está mais envolvido com este tipo de competência, ou seja, dá mais atenção às tarefas do dia a dia e à rotina operacional de seu negócio. Se o seu desenho demonstra que nesta mesma categoria os pontos mais marcados estão nos círculos de dentro, significa que você está dedicando mais sua atenção à outra categoria de competências. O próprio desenho sinaliza para você como estão as categorias de competências em termos de sua dedicação. Quanto mais para dentro do círculo, mais você terá de se capacitar. Quanto mais para fora do círculo, mais tranquilo você está em relação à categoria. Lembre que o Mapa de Competências é apenas o passo inicial para o seu crescimento. Ele permite que você possa fazer seu plano de desenvolvimento em direção ao sucesso.

CONHEÇA O QUE SIGNIFICA CADA UMA DAS COMPETÊNCIAS

Competências Comportamentais
EMPREENDEDORISMO: diz respeito ao desenvolvimento de um conjunto de características comportamentais essenciais para uma gestão de sucesso.
LIDERANÇA: abrange a condução de ações e esforços que promovam resultados em favor de um grupo ou da comunidade.
NEGOCIAÇÃO: diz respeito à forma como as ações são articuladas para obter desenvolvimento e lucro em seu negócio.
DESENVOLVIMENTO DE EQUIPES: abrange a condução de um grupo, o clima de trabalho, a integração, a motivação para a tarefa e o relacionamento ético com as pessoas.

Competências Estratégicas
ASSOCIATIVISMO: diz respeito à cooperação entre empresas, à união para se fortalecer em conjunto e ao esforço coletivo para geração de trabalho e renda.
SÓCIOS EMPRESARIAIS: diz respeito ao conhecimento sobre o conceito e à caracterização da sociedade, papel e comunicação dos sócios.
GESTÃO DE PESSOAS: diz respeito à seleção dos colaboradores, como estimulá-los e gerir os recursos humanos.
MARKETING: abrange o modo como o negócio e seus produtos são expostos no mercado, a maneira como se torna conhecido e desejado pelos clientes.
ANÁLISE DE MERCADO: trata da visão da oportunidade de um negócio se concretizar no mercado, considerando os consumidores, a concorrência e os fornecedores.
BUSCA DE RECURSOS FINANCEIROS: trata-se de como captar recursos no mercado.
ANÁLISE E PLANEJAMENTO FINANCEIRO: é a competência de analisar e projetar estratégias para o negócio a partir de informações financeiras.

Competências Técnicas
FORMAÇÃO DE PREÇO: é o domínio de como estruturar os preços dos produtos, considerando os custos e a margem de lucro.
CONTROLES FINANCEIROS: diz respeito à análise financeira da empresa, por meio de instrumentos de controle, previsão e análise do caixa.
VENDAS: trata do domínio das técnicas de venda, das estratégias comerciais, da percepção de oportunidades de realizar negócios e do conhecimento do comportamento de quem compra.
ATENDIMENTO AO CLIENTE: diz respeito aos procedimentos para atender aos clientes, à postura de sua empresa e de seus colaboradores perante os clientes.
EFICIÊNCIA ENERGÉTICA: abrange o modo como se trabalha os recursos energéticos, a eliminação de desperdícios e a otimização do desempenho.
TÉCNICAS DE PRODUÇÃO: diz respeito ao domínio do processo produtivo, das técnicas de produção, do planejamento para se produzir.
LOGÍSTICA E DISTRIBUIÇÃO: é o conhecimento sobre os princípios para distribuição de produtos, desde a entrada até a entrega ao cliente.
NORMAS ISO 9000: diz respeito à melhoria e padronização dos processos produtivos e implementação de sistemas de Gestão da Qualidade.
COMERCIALIZAÇÃO: trata do conhecimento sobre as diversas formas de disponibilizar um produto no mercado.







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